Páginas

Seca deixa 37 cidades da Bahia em situação de emergência

terça-feira, 5 de abril de 2011

Enquanto parte da Bahia se prepara para o caos proveniente das chuvas de outono, existem cidades do estado que estão há meses castigadas pelos efeitos da seca.
 Segundo levantamento obtido pelo Bocão News junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec), este ano 37 municípios baianos estão em situação de emergência reconhecida pelo governo do estado, devido a longas temporadas de estiagem.

As duas últimas cidades a entrar da lista da seca foram Marcionílio Souza e Planalto, ambas nos sudoeste do estado. Os decretos que homologam a situação de emergência nos municípios, assinados pelo governador Jaques Wagner, foram publicados na edição desta terça-feira (05) do Diário Oficial do Estado.

A seca já provocou danos à produção agrícola dos municípios afetados, sobretudo para aqueles que vivem quase que exclusivamente do que tiram da terra. É o caso de Abaré, Livramento de Nossa Senhora e Filadélfia. Um Urandi, grande parte do rebanho de bovinos e caprinos está morrendo por causa da estiagem. A lista inclui ainda cidades quem estão no mapa das cem maiores da Bahia, a exemplo de Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Brumado.

A homologação dos decretos municipais de situação de emergência é o instrumento pelo qual municípios afetados por catástrofes naturais ou fenômenos climáticos podem receber ajuda financeira dos governos estadual e federal, realizar contratações de serviços e compras sem necessidade de licitação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Minha Gente na Internet | by TNB ©2010