Nascido no dia 13.02.1972 no povoado Lageado (Lapão), sertão baiano. Músico, poeta, compositor, escritor e autor
do livro "Simplicidade a Maior Virtude do Homem" lançado em junho de 2001, edição independente. Tino Dourado é um dos maiores representantes da luta pela cultura do sertanejo.
Como grandes homens que independente da sociedade e do mundo onde vive, ele não se deixa modificar pelas novas tendências, como um artista antenado com o mundo ele assimila as novas tendências da cultura e as modificações que o passar dos anos reflete na humanidade. Porém, Tino Dourado não deixa morrer jamais as raízes tão importantes na formação da cultura e caráter de um homem como: as lembranças das coisas simples da infância, a poesia da existência de tudo que nos cerca e acima de tudo o seu compromisso de levar a todos que encontrar a riqueza de perceber e vivenciar tudo isso.
Tino Dourado coloca em sua poesia e canto a importância de jamais deixar de viver o interior que possuímos, as nossas emoções, as lições adquiridas no longo caminhar da vida e a valorização de toda esta riqueza que o ser humano possui. Afinal todo homem tem a sua historia de vida e uma vida cheia de historias aprendidas na convivência do passar do tempo.
Em suas obras são expressadas a vida simples e a influencia de culturas que jamais serão esquecidas reizado do sertão, musica caipira de raiz, aboio de vaqueiros, samba de roda o recôncavo baiano tambores do maranhão. Influencias que são a base de muitas novas tendências que surgem através do tempo. Tino Dourado como um grande militante da cultura brasileira conquista através das inovações tecnológicas e globalização, novas pessoas que conhecem um universo de sons e poesias que pareciam esquecidos no tempo e espaço de diversidades musical.
Após anos de pesquisas e vivenciar celeiros culturais diversificados neste imenso país, é perceptível nas notas musicais, nos sons e instrumentos vários países dentro de um só, além do sicronismo de diversas culturas ligadas pela poesia de um mesmo som. o álbum “ Do sertão ao Mar” tem a participação de um grande ícone da cultura brasileira o mestre Antonio Vieira grande símbolo da cultura no Maranhão.
O trabalho musical de Tino dourado demonstra mais uma vez que todos nós podemos atravessar os anos pelo longo trajeto que é a vida, e a nossa bagagem mais importante está no que levamos dentro de nós. Podemos compartilhar com o próximo toda a nossa riqueza adquira na vida, ou simplesmente podemos ser esquecidos no vento das horas que passam sem deixar uma semente de sabedoria e beleza, plantada no coração e na mente de alguém que conhecemos.
Mesmo que não lembrem-se do nome de quem plantou a primeira arvore, teremos a certeza que alguém estará provando do sabor da fruta, que foi plantada a partir daquela semente que plantamos após também provar um doce sabor.
Somos responsáveis pela cultura que adquirimos e deixamos ao próximo, e Tino Dourado hoje é um artista que não perdeu a sua identidade e através do seu trabalho espalha sementes da verdadeira identidade cultural brasileira.
Com a musica Coração Sem Porteiras, o cantor Tino Dourado está entre as musicas mais executadas em algumas emissoras de radio, chegando ao universo de pessoas mais jovens e de diversas classes sociáis, diversificando e expandindo a força da musica que tem o seu compromisso cultural.
Confira e conheça o trabalho do cantor Tino Dourado também no endereço: palcomp3/tindourado e peça sua musica e uma emissora perto de voce.



0 comentários:
Postar um comentário